Movimento Para A Democracia

Movimento Para A Democracia
MpD





DECLARAÇÃO POLÍTICA DO MpD DE 14 DE MARÇO DE 1990

Na sequência das reflexões que, de há já algum tempo a esta parte, temos vindo a fazer, achamos por bem dar a conhecer à sociedade cabo-verdiana a nossa posição sobre o momento político actual. Trata-se, para nós, enquanto MOVIMENTO PARA A DEMOCRACIA, de assumir a nossa responsabilidade no processo de democratização e de desenvolvimento do país.

Ao assumir esta responsabilidade, DECLARAMOS:

1. A radicalização das transformações políticas que marcaram o fim da década passada resultou, de um lado, da evolução do pensamento político contemporâneo e, de outro, do fracasso generalizado dos sistemas políticos de partido único.

2. Em Cabo Verde, contrariamente às afirmações do PAICV, o descontentamento generalizado, a evolução do pensamento político cabo-verdiano e as pressões internas, aliados a um contexto internacional cada vez mais hostil aos regimes mono partidários, revelaram-se decisivos para forçar a mão à actual direcção do país, levando-a, em consequência, a admitir o princípio do pluralismo político em moldes que ainda carecem de uma profunda reflexão.

3. Uma nova etapa está em vias de se inaugurar no nosso país rumo à construção de um regime democrático e pluralista. Com efeito, não se trata do aprofundamento do sistema político actual, mas, pura e simplesmente, da sua substituição dado que se tornou contraproducente e historicamente ultrapassado.

Portanto, contrariamente às insistentes afirmações do PAICV, a democracia em Cabo Verde tem de ser CONSTRUÍDA e não aperfeiçoada porque, de facto, nunca existiu entre nós.

4. A democracia pressupõe igualdade de todos os cidadãos. Nessa base, para que as próximas eleições legislativas sejam democráticas é indispensável que a sociedade se dote, DESDE JÁ, de mecanismos institucionais e legais que permitam a LIVRE EXPRESSÃO das diversas correntes e /ou de plataformas políticas em pé de igualdade.

5. O PAICV, com o objectivo de perpetuar o seu poder, pretende impor à sociedade civil um processo de mudanças a conta-gotas e num horizonte temporal que lhe permite ganhar tempo para preservar as bases sobre que assenta o seu poder. De igual modo, pretende seduzir a sociedade, introduzindo a figura de “Grupos de Cidadãos”, o que, na actual conjuntura, constitui uma armadilha para fragmentar as forças políticas de oposição.

6. A figura de “Grupos de Cidadãos”, para além de dividir as forças que se opõem ao PAICV, tira toda a chance à sociedade civil de se organizar em partidos políticos que concorram às eleições legislativas com programas verdadeiramente alternativos e dirigidos a toda Nação cabo-verdiana.

7. Nas condições pretendidas pelo PAICV, as próximas eleições legislativas realizar-se-ão em bases anti-democráticas, dado que só ao PAICV será permitido concorrer com um projecto de sociedade e um programa de governo. Em contrapartida, “Grupos de Cidadãos” confinar-se-ão aos limites geográficos dos círculos eleitorais, sem expressão nacional.

8. Adoptamos como móbil e fundamento da nossa prática política, a defesa intransigente da Liberdade, Democracia, Justiça Social e uma opção de desenvolvimento que elimine os desequilíbrios regionais, diminua o fosso existente entre ricos e pobres e promova o bem-estar crescente das largas massas populares do país, em particular, e da Nação, em geral.

9. Defendemos que o desenvolvimento económico seja um factor da Unidade Nacional, porquanto deverá realizar-se nos planos nacional, regional e local, valorizando assim todas as potencialidades de cada uma das ilhas que constitui o nosso país. Este tipo de desenvolvimento implica a desconcentração de poderes, a descentralização de meios e a institucionalização de um Poder Local autêntico, autónomo e democrático, fazendo das autarquias locais os principais promotores e dinamizadores do desenvolvimento local e regional.

10. Ao garantir o controlo efectivo por parte dos cidadãos sobre a direcção e as instituições do país, bem como a independência dos jornalistas e a isenção dos órgãos estatais da comunicação social, lutaremos contra o nepotismo, a corrupção e o uso indevido dos bens públicos que tem sido a prática corrente ao longo destes anos, enquanto produtos do sistema mono partidário instituído pelo PAICV.

11. Preconizamos uma revisão constitucional que consagre o sistema democrático e pluralista, devendo prever nomeadamente:

a) a separação efectiva dos poderes legislativo, executivo e judicial;

b) a eleição do Presidente da República por sufrágio, directo, secreto e universal;

c) a limitação do mandato do Presidente da República;

d) a incompatibilidade entre as funções de ministro e de deputados;

e) a criação de um Tribunal Constitucional;

f) a garantia de condições para a efectiva independência da Justiça;

g) o princípio da existência de partidos políticos;

h) as bases do estatuto da oposição;

i) um sistema eleitoral assente no princípio da representatividade e da proporcionalidade de votos como a única expressão de legitimidade democrática;

j) a autonomia dos órgãos estatais da comunicação social, subtraindo-os da ingerência do Executivo e dos Partidos Políticos.

12. A democracia que defendemos é incompatível com a existência da polícia política e de forças armadas partidarizadas.

13. Contrariamente ao PAICV, somos pela liberdade sindical, pelo direito a greve e pela criação de um Movimento Sindical forte, democrático e pluralista.

14. Uma real integração dos emigrantes no processo da democratização da nossa sociedade e do desenvolvimento económico do país extravasa, na nossa perspectiva política, a simples operação de transferência de divisas. Defendemos a participação activa e criadora dos emigrantes e a valorização de todo o capital científico e tecnológico ganho na emigração, de forma a reduzir, gradualmente, a dependência do país da assistência técnica internacional. No quadro da Lei Eleitoral a criar defendemos a institucionalização de círculos eleitorais para emigração.

15. Defendemos uma política da juventude capaz de restituir aos jovens deste país o direito a esperança e garantir a sua participação efectiva no processo de democratização da nossa sociedade.

16. Numa perspectiva mais imediata, a participação efectiva dos cidadãos através das suas organizações políticas implica a revisão do n°2 do Artigo 1° da Lei N°28/III/87 (sobre as Associações) a fim de permitir, desde já, que os cidadãos exerçam actividades políticas, visando, entre outras, a preparação para as próximas eleições legislativas à semelhança do que vem fazendo, no dia-a-dia, o PAICV, a JAAC-CV, a OMCV e UNTC-CS.

17. Aceitando e defendendo os princípios e as regras de jogo democráticos, denunciamos e combatemos o processo de reformas segundo as conveniências do PAICV. Todavia, não reclamamos qualquer tratamento de favor, mas apenas a garantia efectiva de podermos exercer os nossos direitos políticos em plena liberdade e em pé de igualdade com o PAICV e as suas organizações satélites (JAAC- CV, OMCV e a UNTC-CS).

18. Em alternativa ao regime de partido único instituído pelo PAICV, estamos abertos ao diálogo e à colaboração com todos os sectores democráticos, progressistas e patriotas da Nação empenhados na construção de um regime democrático e pluralista, com vista ao PROGRESSO E BEM-ES-TAR DE TODO 0 POVO CABO-VERDIANO.

Praia, aos catorze dias do mês de Março de mil novecentos e noventa.

PELA DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO DE CABO VERDE!





Os 18 cidadãos que fundaram o MPD no dia 14 de Março de 1990

Os Assinantes da Declaração Política

Carlos Alberto Wahnon de Carvalho Veiga

Daniel Pedro Amadeu dos Santos

Élvio Gonçalves Napoleão Fernandes

Arnaldo Pereira Silva

António do Espírito Santo Fonseca

Alfredo Gonçalves Teixeira

António Carlos Gomes

Artur Jorge Correia

José Manuel Pinto Monteiro

Jacinto Abreu dos Santos

Mário Gomes Fernandes

Péricles Africano Évora Barros

José António Mendes dos Reis

Eduíno Carvalho Moniz

Francisco dos Reis Pinto

Luís Araújo

José Manuel Almeida

Fernando Luís Évora Santos





Candidatos(as) do MpD ás eleições legislativas de 13 de Janeiro de 1991



Círculo Eleitoral da Praia Urbano:

Carlos Alberto Wanhon de Carvalho Veiga

Eurico Correia Monteiro

Jacinto Abreu dos Santos

José António Mendes dos Reis

José Tomás Wanhon de Carvalho Veiga

José Teófilo Santos Silva

Maria Deolinda Delgado Monteiro

Marino Gomes dos Anjos

Nasolino Silva Santos

Armando Augusto Varela Hoppfer Barreto

Arcádio Rodrigues Mendes

Jorge Alberto Ramos Teixeira

Amélia Maria St Aubyn de Fiqueiredo

Elizabeth M. Fernades Carvalho Silva

Carlos Alberto Silva

Júio Vasco de Sousa Lobo



Círculo Eleitoral da Nossa Senhora da Luz

António Gualberto do Rosário

Germano da Cruz Almeida

Maurino de Camões Brito Delgado

Maria F. N. Lima Rodrigues Araújo

Martinho Cristógono Ramos

António Tomar

José Pires dos Santos

Alfredo Ferreira Fortes Domingos

António dos Santos Júnior

José Marcos Soares

João de Deus Baptista Galvão

Emanuel Gomes Miranda Gonçalves

João Batista Vasconcelos

Daniel Pinto Mascarenhas

João Carlos Brito Lima

Maria Helena Tavares Leite

Maria A. da Cruz Fortes Silva



Círculo Eleitoral de Santa Catarina

Carlos Albertino Barreto de Carvalho Veiga

André Lopes Afonso

Francisco Pereira

Francisco Fernandes Tavares

Moisés Gomes Monteiro

António Vieira Robalo

Firmino Alvarenga Andrade Junior

Arsénio da Silva Moreira

Felisberto Varela Robalo

Júlia Mendes







Círculo Eleitoral de São João Batista

Leão Monteiro Lopes

Cesár Augusto de Barbosa e Almeida

Cristolina de Fátima A. Fortes dos Reis Roberto Rodrigues da Graça

António Jesus Delgado



Círculo Eleitoral da Nossa Senhora do Livramento

Jorge Pedro Maurício dos Santos

António Jorge Delgado

Arlindo do Rosário

António Vicente Lisboa Leite

Manuel J. de Nascimento Delgado

Anísio de C. Nobre Rodrigues



Círculo Eleitoral de Santo António das Pombas

Júlio Augusto Pires Almeida

Fernando Wanhon Ferreira

Helder Avelino Hilária Lopes

Maria Manuela Silva Ferreira Martins

Pedro Conrado Lima Lopes

Amisio Fonseca Silva Oliveira



Círculo Eleitoral de Santo André

António do Espirito Santo Fonseca

Manuel de Jesus Dias Justino

Crisastono da Luz

Maria das Mercedes Ferreira Santos



Círculo Eleitoral de Santo cruxifixo/ São Pedro Apóstolo

António Pedro Maurício dos Santos

Francisco Silva Ramos

António Jorge Moreira Monteiro

Osvaldo Pedro Mauricio

Adriano José Duarte Lopes

Epifaneo Lopes Ferreira

António de Campos Monteiro



Círculo Eleitoral da Nossa Senhora do Rosário

Amilcar Spencer Lopes

Benvindo do Rosário Fiqueiredo Oliveira

José Silva Brito

João António Lourdes Paris

Armindo Francisco Monteiro Silva



Círculo Eleitoral da Nossa Senhora da Lapa

João de Deus Lopes da Silva Júnior

Jaime António do Rosário

Benvindo Cabral Almeida

Octávio Francisco Silva





Círculo Eleitoral da Nossa Senhora das Dores

António Roberto da Graça Sérgio

Amadeu Brito Santos

Daniel Spencer Brito

Heitor Ana Perpétua Bonnafoux

Luís Olavo Santos Delgado



Círculo Eleitoral da São João Baptista/ Santa Isabel



José Luís Lima Santos

Boaventura Alves Silva

Márino Mauricio Almeida

António Patricio Correia



Círculo Eleitoral da Nossa Senhora da Luz (Maio)

Adalberto Higino Tavares Silva

Eugénio Avelino Sanches de Barros

Almerindo Aniceto Fernandes Fonseca

José da Conceição Silva Spencer

Olegário Quintino dos Santos



Círculo Eleitoral da Praia Rural I

Roberto Escolástico M. Fernandes

Cipriano Semedo Tavares

Maria Francisca Celina dos Reis Borges

Mário Aberto Mendes de Carvalho

Francisco Tavares Ortet

Bebiana Tavares Semedo Duarte

Victor Lopes Garcia



Círculo Eleitoral da Praia Urbano II

Luís de Sousa Nobre Leite

Henrique Lopes Semedo

João de Deus da Fonseca

Carlos Alberto Lopes

Domingos Mendes de Pina

Afonso Maria de L. Monteiro Semedo

César Ramos de Pina



Círculo Eleitoral de São Salvador do Mundo

Eugénio Estevão de Rocha Vaz

Alector Conceição Lopes da Silva

Filomeno Ortet Lopes Tavares

Olívio Vaz Correia Monteiro

José Luis Monteiro Varela

Daniel Pereira Fernandes

Alfredo Jorge Marques Freire









Círculo Eleitoral de São Miguel e Santo Amaro Abade

Jorge EduardoST Aubyn de Figueiredo

Jacinto Vaz Furtado Miranda

Carlos Alberto da Costa Monteiro

Hugo Policarpo Moreno

Hermigio Eurico da Costa

Pedro Celestino Correia

José Luís Barros Monteiro Lopes

João Tavares Pina

José Luis Fortes Lopes

António Gomes



Círculo Eleitoral de São Lourenço dos Orgãos e São Tiago Maior

Amãndio de A. de Carvalho Tavares

Júlio Barros Andrade

Pedro Alexandre Tavares Rocha

Moisés Pereira Vaz

João de Pina

Aldina Cunha de Carvalho

João Ramos Moreira

João Vieira Monteiro

Romão da Costa



Círculo Eleitoral de São Lourenço

Arnaldo Pina Pereira Silva

Maria M.R. Alves Santos Silva

Rui Manuel Melo Lima Évora

António C. Jesus de Pina Veiga Pires

António Veiga

Orlando Pereira Dias



Círculo Eleitoral da Nossa Senhora da Conceição/ Santa Catarina

Alfredo Gonçalves Teixeira

Fausto Amarildo do Rosário

Manuel dos Reis Lopes de Pina

Manuel Roque Silva Júnior

Maria Filomena Rodrigues Gomes

Guilherme Vieira Fontes

José António Monteiro Veiga

José António Cesár Lopes



Círculo Eleitoral da Nossa Senhora da Ajuda

Ondina Maria Fonseca Rodrigues Ferreira

Manuel Francisco Fortes

Mário António Gonçalves Lopes

José Gomes Lacides Canuto









Círculo Eleitoral de São João Baptista e Nossa Senhora do Monte

José Maria Gonçalves de Barros

João Monteiro da Cruz

João Evangelista Ramos Vicente

Maria José Pires Vieira

José Vieira da Silva

Samuel Baptista Oliveira



Círculo Eleitoral de África

Manuel Maria Ferreira Querido

João B. Guerreiro Vermelinho Rodrigues

Cesár Henrique de Sá Nogueira



Círculo Eleitoral da América

José Maria Fidalgo Barros

Manuel Alberto Osório Galvão

Moisés Natálio de Barros Levi

Benjamim da Purificação Pinto Monteiro- Mandatário



Círculo Eleitoral da Europa

Maria Glória Silva

Mário Gomes Fernandes

Mária Helena Nobre de Morais Querido





LISTA DE CANDIDATOS DO MpD Á

VII LEGISLATURACÍRCULO ELEITORAL DO PAÚL



EFECTIVOS

Orlanda Maria Duarte Santos Ferreira

António Aleixo Martins



SUPLENTES

Adriano Pedro Sousa

Bartolomeu Ramos da Cruz

Martinho Morais Rocha



CÍRCULO ELEITORAL DA Rª. GRANDE



EFECTIVOS

Jorge Pedro Maurício dos Santos

Francisco António Dias

Aristides Rodrigues Costa



SUPLENTES

António Vicente Lisboa Leite

Anísio da Circuncisão Nobre Rodrigues

Elizabete Fonseca Santos



CÍRCULO ELEITORAL DO PORTO NOVO



EFECTIVOS

Alcindo Francisco Rocha

Joel Amarante Ramos Silva Barros

Osvaldino Silva Lopes



SUPLENTES

João António Morais

Lúcia Ascensão Gôte da luz

Lizângela Costa Vitória







LISTA DE CANDIDATOS DO MpD as eleições legislativas de 22 de Janeiro de 2006



CÍRCULO ELEITORAL DO PAÚL



EFECTIVOS

Orlanda Maria Duarte Santos Ferreira

António Aleixo Martins



SUPLENTES

Adriano Pedro Sousa

Bartolomeu Ramos da Cruz

Martinho Morais Rocha



CÍRCULO ELEITORAL DA Rª. GRANDE



EFECTIVOS

Jorge Pedro Maurício dos Santos

Francisco António Dias

Aristides Rodrigues Costa



SUPLENTES

António Vicente Lisboa Leite

Anísio da Circuncisão Nobre Rodrigues

Elizabete Fonseca Santos



CÍRCULO ELEITORAL DO PORTO NOVO



EFECTIVOS

Alcindo Francisco Rocha

Joel Amarante Ramos Silva Barros

Osvaldino Silva Lopes



SUPLENTES

João António Morais

Lúcia Ascensão Gôte da luz

Lizângela Costa Vitória



CÍRCULO ELEITORAL DO SAL



EFECTIVOS

Janine Tatiana Santos Lélis de Carvalho

Daniel Augusto Melo Lima Évora



SUPLENTES

Hélder Rui Lopes

Mirandolina Semedo Lima

Emanuel Espendião Lopes de Oliveira



CÍRCULO ELEITORAL DA BOA VISTA



EFECTIVOS

José Luís Lima Santos

José Pedro Baptista Marques



SUPLENTES

Boaventura Alves Silva

Cândida Luisa Barbosa Gomes

Gizela Marizia Neves Pinto



CÍRCULO ELEITORAL DO MAIO



EFECTIVOS

Joana Gomes Rosa

Alexandrino Silva Anes



SUPLENTES

António Emílio Reis Agues

Inocência Inês Andrade Monteiro

Francisco Rosa Fernandes



CÍRCULO ELEITORAL DA PRAIA



EFECTIVOS

Agostinho António Lopes

Eurico Correia Monteiro

Filomena Maria Frederico Delgado Silva

Victor Manuel Lopes Coutinho

José Ulisses Correia e Silva

Manuel Monteiro de Pina

Fernando Elísio L. Freire de Andrade

Felisberto Henrique Carvalho Cardoso

Alexandre Dias Monteiro



Domingos Mendes de Pina

João Carlos Cabral Varela Semedo

Júlio César dos Reis Martins

Nilda Maria Nunes Gonçalves

Isabel Maria Semedo Bento Aguiar

Elisabete Maria F. C. Silva Mendes



SUPLENTES

Heldeberto Elísio de Almeida Ribeiro

Graciano António Mendes Cardoso

Gabriel da Silva Gonçalves

Elisa Margarida Évora Rocha

José António dos Santos Semedo

Manuel Barreto Moura

Mário Gomes da Costa

Dulceneia Hungria Silva Brito

Nuno Miguel Melo Furtado

Pedro Eugénio Gonçalves

Ederlindo Francisco Gomes Ribeiro

José Manuel Gomes Moreno

Inês Lopes da Veiga Barros

José António Lima Andrade

José Gomes

CÍRCULO ELEITORAL DE S. DOMINGOS



EFECTIVOS

Clemente Delgado Garcia

Bernardo Silva da Fonseca



SUPLENTES

Francisco Correia Fernandes Moreno

Emanuel da Veiga Lopes Ribeiro

Isa Gandira Pina Rodrigues



CÍRCULO ELEITORAL DE STª CRUZ



EFECTIVOS

Orlando Pereira Dias

Saluciano Vaz Moreira

Carlos Alberto Costa Monteiro

Emanuel Borges Gonçalves





SUPLENTES

Arlindo João Teixeira Monteiro

Cesário Ramos Moreira

António Tavares Afonso

Euclides Brito da Lomba



CÍRCULO ELEITORAL DE STª CATARINA



EFECTIVOS

Mário Ramos Pereira Silva

Moisés Gomes Monteiro

Austelino Tavares Correia

André Lopes Afonso

Avelino Mendes Gomes de Sousa

Celita Annie Alfama Pereira



SUPLENTES

Carlos Alberto Monteiro Tavares

Daniel Alcântara Brito Ribeiro

Moisés de Brito Semedo

Manuel Olímpio Varela Mendes

Jacinto Landim Horta



CÍRCULO ELEITORAL DE S. MIGUEL



EFECTIVOS

Filipe Baptista Gomes Furtado

Victor Manuel Mendes Varela



SUPLENTES

Emanuel Miranda Furtado

Adilson Moreno Brito Zêgo

Herminio Celso Gomes Fernandes





CÍRCULO ELEITORAL DO TARRAFAL



EFECTIVOS

Mário Gomes Fernandes

Pedro da Costa de Pina



SUPLENTES

António Gomes

Guilherme Moreira Tavares

Estevão Monteiro Borges







CÍRCULO ELEITORAL DE S. FILIPE



EFECTIVOS

Jorge Arcanjo Livramento Nogueira

Júlio Barros de Andrade

Amadeu Luís Barbosa

Euclides António Monteiro Fontes



SUPLENTES

Mário César Nunes Rodrigues Pires

Adolfo José Rodrigues

Luís António Gomes Alves

João Augusto Vieira Baptista



CÍRCULO ELEITORAL DA BRAVA



EFECTIVOS

José Maria Gonçalves de Barros

Fernanda Fidalgo de Pina Burgo



SUPLENTES

Viriato Barros Gomes

Samuel Baptista Varela

Maria José Pires Vieira



CÍRCULO ELEITORAL DA EUROPA E RESTO DO MUNDO



EFECTIVOS

Miguel da Cruz Sousa

João Baptista Lopes Vaz



SUPLENTES



José Anacleto Andrade

José Ramos Silva

Nelson Nascimento Costa Brito





LISTAS DOS CANDIDATOS DO MpD ás eleições de 17 de Dezembro de 1995



o CIRCULO ELEITORAL DA RIBEIRA GRANDE

 EFECTIVOS

 ANTONIO DO ESPIRITO SANTO FONSECA

 ANTONIO VICENTE LISBOA LEITE

 FRANCISCO SILVA RAMOS

 ADILSA MARIA DELGADO

 SUPLENTES

 EPIFANEO FERREIRA

 ARISTIDES RODRIGO COSTA

 ARMINDO DUARTE LOPES

 RUFINO CALAZANS MAURICIO

o CIRCULO ELEITORAL DO PORTO NOVO

 EFECTIVOS

 CARLOS ALBERTO DOS REIS

 MARIO ALBERTO DOS REIS RODRIGUES

 NOE SILVA SANTOS

 SUPLENTES

 CRISTALINA DE FATIMA ALVES FORTES DOS REIS

 JOEL AMARANTE RAMOS SILVA BARROS

 ALBERTO ARMANDO LEITE

o CIRCULO ELEITORAL DO PAUL

 EFECTIVOS

 JULIO AUGUSTO PIRES ALMEIDA

 ORLANDA MARIA DUARTE SANTOS FERREIRA

 SUPLENTES

 GRACIANO FERNANDES DOS REIS

 OCTAVIO MANUEL SANTOS TOLENTINO

 HENRIQUE ANTONIO SILVA

o CIRCULO ELEITORAL DE S.VICENTE

 EFECTIVOS

 ANTONIO GUALBERTO DO ROSARIO

 HUMBERTO ANDRE CARDOSO DUARTE

 ANTONIO JORGE DELGADO

 JOSE PIRES DOS SANTOS

 JOAO BAPTISTA FERREIRA MEDINA

 ANTONIO TOMAR

 ANTONIO PEDRO DOS SANTOS RODRIGUES

 ALICE DINIS SOARES ALVES

 CARLOS ALBERTO SPENCER DA CONCEICAO

 JOSE MARCOS SOARES

 SUPLENTES

 PAULO JORGE LOPES DOS SANTOS

 DOMINGOS JOAO DOS SANTOS

 LUIS AMARANTTE GRACA

 CLAUDINO DELGADO

 DANIEL PINTO MASCARENHAS

 ANANTA NASCIMENTO DA SILVA PINTO

 CARLOS MANUEL DELGADO

 ALEXANDRINA SANTOS LIMA

 EMITERIO NASCIMENTO MOTA

 MARIA FRANCISCA DA LUZ SILVA RODRIGUES GOMES

 MARIA LUISA ALVES BARBOSA MARQUES DA SILVA

o CIRCULO ELEITORAL DE S.NICOLAU

 EFECTIVOS

 AMILCAR FERNANDES SPENCER LOPES

 TEOFILO DE FIGUEIREDO ALMEIDA SILVA

 SUPLENTES

 MARIA GLORIA SILVA

 JOAO HIGINO DO ROSARIO SILVA

 JAIME ANTONIO DO ROSARIO

o CIRCULO ELEITORAL DO SAL

 EFECTIVOS

 DANIEL SPENCER BRITO

 VICTOR ADOLFO ESTRELA A. PINTO OSORIO

 SUPLENTES

 GILDA MARINHA BRITO DOS SANTOS MONTEIRO

 JULIO MARINO ESTRELA

 RICARDINA BRITO SANTOS LELIS

o CIRCULO ELEITORAL DA BOAVISTA

 EFECTIVOS

 PERICLES AFRICANO LIMA BARROS

 JOSE LUIS LIMA SANTOS

 SUPLENTES

 DALIA DA ANUNCIACAO DELGADO VIEIRA DE ANDRADE

 BENOLIEL

 ILDA LIVRAMENTO BRITO EVORA

 ANASTACIO PINTO NEVES

o CIRCULO ELEITORAL DO MAIO

 EFECTIVOS

 ADALBERTO HIGINO TAVARES SILVA

 JOANA GOMES ROSA

 SUPLENTES

 JOSE LUIS DUARTE

 JOSE MARIA ROCHA BARBOSA

 AGNELO BOAVENTURA SILVA JORGE

o CIRCULO ELEITORAL DA PRAIA

 EFECTIVOS

 CARLOS ALBERTO WANHON DE CARVALHO VEIGA

 JOSE ANTONIO MENDES DOS REIS

 MARIA HELENA N. MORAIS QUERIDO SEMEDO

 AGOSTINHO ANTONIO LOPES

 JOSE TOMAS WAHNON DE CARVALHO VEIGA

 JOSE TEOFILO SANTOS SILVA

 MARIA DEOLINDA DELGADO MONTEIRO

 JOSE ULISSES DE PINA CORREIA E SILVA

 PEDRO TAVARES MOREIRA

 NASOLINO TAVARES MOREIRA

 ELVIO GONCALVES NAPOLEAO FERNANDES

 DOMINGOS MENDES DE PINA

 JULIO VASCO DE SOUSA LOBO

 SUPLENTES

 JOSE LUIS LOPES

 FILOMENA FREDERICO DELGADO SILVA

 ALBERTO DA MOTA GOMES

 CARLOS ALBERTO SILVA

 JOSE SILVA FERREIRA

 SILVANO AUGUSTODA GRACA BARBOSA BARROS

 MANUELA TERESA DE JESUS ALVES SILVA GOMES

 JOAO CARLOS TAVARES FIDALGO

 ROSA MARIA SOARES SILVA

 JOSE GABRIEL VITORIA LEVY

 HENRIQUE VARELA LOPES SEMEDO

 OLAVO AVELINO GARCIA CORREIA

 FERNANDO JORGE DA VEIGA CARDOSO

o CIRCULO ELEITORAL DE S.DOMINGOS

 EFECTIVOS

 JOSE LUIS DO LIVRAMENTO MONTEIRO ALVES DE BRITO

 ANICETO FREDERICO GONCALVES TAVARES

 SUPLENTES

 MARIO ALBERTO MENDES DE CARVALHO

 MARIA TERESA TAVARES LOPES

 MARIA FRANCISCA CELINA DOS REIS BORGES

o CIRCULO ELEITORAL DE S.CRUZ

 EFECTIVOS

 ORLANDO PEREIRA DIAS

 ANTONIO COSTA LIMA

 FILOMENO ORTET LOPES TAVARES

 ANTONIO MENDES GONCALVES

 SUPLENTES

 TERESA VIEIRA TAVARES

 JOAO VIEIRA MONTEIRO

 JOAO MONTEIRO SPENCER SEMEDO

 DOMINGOS GONCALVES DE BARROS

o CIRCULO ELEITORAL DE S.CATARINA

 EFECTIVOS

 MARIO RAMOS PEREIRA SILVA

 ANDRE LOPES AFONSO

 CARLOS ALBERTINO B. DE CARVALHO VEIGA

 FRANCISCO FERNANDES TAVARES

 SIMAO GOMES MONTEIRO

 EUGENIO ESTEVAO DA ROCHA VAZ

 FRANCISCO PEREIRA

 SUPLENTES

 FELISBERTO VARELA ROBALO

 ALFREDO MONTEIRO CARVALHO

 JORGE MENDES BRITO

 DOMINGOS SEMEDO VARELA

 JULIA MENDES

 EDUARDO GOMES CORREIA

 JOSE LINO CORREIA PEREIRA

o CIRCULO ELEITORAL DO TARRAFAL

 EFECTIVOS

 MARIO GOMES FERNANDES

 JOAO TAVARES DE PINA

 JOSE LUIS BARROS MONTEIRO LOPES

 PEDRO CELESTINO CORREIA

 SUPLENTES

 JOAO DOMINGOS BARROS CORREIA

 CLAUDINO GOMES MIRANDA

 JOSE FURTADO BRITO

 EMANUEL MIRANDA FURTADO

o CIRCULO ELEITORAL DE MOSTEIROS

 EFECTIVOS

 ONDINA MARIA FONSECA RODRIGUES FERREIRA

 MARIO ANTONIO GONCALVES LOPES

 SUPLENTES

 ANTONIO RAMOS MIRANDA JORGE

 ANTONIETA AUSELINDA DA CONCEICAO LOPES

 JOSE GOMES

o CIRCULO ELEITORAL DE S.FILIPE

 EFECTIVOS

 ARMANDO AUGUSTO VARELA HOPFFER BARRETO

 JOAO MANUEL TEIXEIRA BARBOSA DA SILVA

 EDUARDO MONTEIRO DE PINA

 EDUARDO MONTEIRO LOPES

 SUPLENTES

 JULIANO SILVA MENDES

 ANTONIO DA VEIGA

 MANUEL AUGUSTO DIAS MENDES

 GUILHERMINA VIEIRA FONTES

o CIRCULO ELEITORAL DA BRAVA

 EFECTIVOS

 JOSE ANTONIO PINTO MONTEIRO

 MIGUEL PIRES VIEIRA

 SUPLENTES

 BOAVENTURA RAMOS VICENTE

 EMANUEL VICENTE VALE BURGO

 FERNANDA FIDALGO DE PINA

o CIRCULO ELEITORAL DA AFRICA

 EFECTIVOS

 VICTOR AFONSO GONCALVES FIDALGO

 FERNANDO SEMEDO

 SUPLENTES

 DANIEL PIRES NEVES

 ALBERTO CORREIA MENDONCA

 ORLANDO ILIDIO CRUZ

o CIRCULO ELEITORAL DA S AMERICAS

 EFECTIVOS

 ERMELINDA MARIA VIEIRA SPINOLA LIMA BARROS

 DEODATO JOSE DA SILVA

 SUPLENTES

 EDGARD MANUEL MORAIS SILVA

 JOSE VEIGA DA CRUZ

 AMADEU LUIS ANTONIO BARBOSA

o CIRCULO ELEITORAL DA EUROPA E DO RESTO DO MUNDO

 EFECTIVOS

 EUGENIO AUGUSTO PINTO INOCENCIO

 LUIS ANDRADE SILVA

 SUPLENTES

 BERNARDINO ALEXANDRE BRITO

 JOAO MENDES TAVARES

 MANUEL CASIMIRO DE JESUS CHANTRE